quarta-feira, 15 de abril de 2009

MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Quando cheguei na casa de minha madrinha..fui pra uma escola que ficava á cinco quilometros da casa onde morava...ia a pé....naquela época tinha que fazer exame de admissão...passei.
Um dia na aula de educação sexual ...a professora estava falando sobre gravidez...ai fiz uma pergunta...quando uma mulher engravida...se tiver relação com seu marido....vai engravidar de novo?Toda a sala riu de mim...mas a professora falou que foi uma pergunta interessante e respondeu..ai a turma toda ficou quieta ...desse dia em diante começaram a conversar mais comigo...acho que pensaram que eu era muito inteligente hehehhe...depois de um ano fui pro ginásio em outra escola que era bem mais longe....também ia a pé...pois minha madrinha era costureira e vivíamos sempre em economia,e meu pai nunca ajudou...afinal eu trabalhava na casa, então recebia por meus serviços....casa ,comida,roupas e material escolar.
Na nova escola eu tentava fazer amigos...mas sempre fui um pouco tímida...me achava muito feia porque tinha muitas sardas ...tinha a sensação de estar com o rosto sujo...e alguns meninos me chamavam de ferruginha...eu não gostava.
Lembro que minha irmã Lurdes e meu cunhado Olimpio foram me visitar...ai deram um dinheirinho...comprei tudo em queijadinha,em um armazém que ficava perto da colégio.Essa época foi boa ...apesar de ser empregada eu era tratada com mais respeito...minha prima Maria sempre foi muito querida comigo.
Com quinze anos...quando menstruei...fiquei envergonhada...não entendia....minha prima sempre perguntava e eu escondia dela de vergonha...até que um dia ela descobriu e me explicou algumas coisas...ela era técnica em enfermagem...foi muito boa comigo....então entendi o que estava acontecendo fiquei aliviada.
Depois ...voltei a morar com minha madrasta,mas era totalmente diferente....não brigava e nem batia mais em mim.
Fui estudar no colégio municipal de Guaramirim,na aula de educação física...adorava jogar volei..e era muito boa...principalmente nos saques...era difícil perder um jogo....lembro que tinha um menino...Davi...era filho do gerente do correio...ele gostava muito de mim...as vezes quando voltada do colégio...estudava á noite ...ele me levava até a frente de casa,eu gostava porque as ruas eram muito escuras tinha medo e também era muito longe...devia ser uns 6 quilometros da minha casa...mas nunca namoramos pois eu tinha vergonha até de olhar ...caipirinha...heheheh...um dia tentou me beijar ai nunca mais falei com ele.

Fiquei morando ali um ano depois fui morar novamente com minha Irmã Lurdes...só que em Nova Prata do Iguaçú...no Paraná...essa época foi muito boa....pra começar...no dia que fui pra lá...meu irmão mais velho valdir....me colocou num onibus em Toledo no Paraná....e pediu pra um senhor que estava com sua filha cuidar de mim...ainda bem, porque quando chegamos em Aparecidinha....o onibus estragou....ai fui dormir na casa deles....sua família era muito querida.... só no dia seguinte cheguei na cidade da minha irmã...que não era muito grande então foi fácil achar...a casa dela...quando contei o que tinha acontecido...ela ficou brava com meu irmão por não ter me levado até lá.
Nessa cidade posso dizer que fui muito feliz.
Foi nessa época a copa de 70...não tinha luz na cidade(chegou 2 meses depois)...então ouvimos os jogos pelo rádio.
Pouco tempo depois da minha chegada já tinha algumas amigas....e sempre que voltava da escola ....vinha um rapaz...muito bonito...de fuscão preto...hehehe...perguntar se eu não queria uma carona....eu achava ele muito abusado....coincidencia ou não...ele sempre passava no mesmo horário e lugar...sempre na saída da escola...eu nunca aceitava...até que meu cunhado disse que ele era gente boa ....enfim...algum tempo depois começamos a namorar.....íamos em muitos bailes e domingueiras...(danças no domingo a tarde)....o escritório dele era perto da minha casa e em cidade pequena não se tem muito que fazer ...a gente se via quase todos os dias...e um dia ele disse que tinha feito minha inscrição pra participar de um concurso...de uma festa pra arrecadar dinheiro pra igreja...rainha dos motorista....hahahha...e gincana com vários obstáculos....tinha que vender votos....era nova na cidade....mas mesmo assim ganhei o titulo de...princesa dos motoristas....meu vestido mandei fazer com o dinheirinho que ganhava lavando roupa para os tratoristas de meu cunhado....era azul...longo....não ganhei como rainha mas fui muito aplaudida e muitos me falaram que eu era a mais bonita de todas....fiz muitos amigos queridos lá....tinha uma família ...Frizon...com sete filhos...e todos meu amigos...não saia da casa deles.
Minha irmã no meu aniversário fazia bolo e comprava presentes ...ela sempre foi uma verdadeira mãe.Sempre que morei com ela me sentia realmente amada....aliás na minha vida toda sabia que ela me amava e meu cunhado era como um pai pra mim....minha sobrinha Sirlei era uma fofurinha...muito querida e com 3 aninhos tinha juízo (como diziam na época)de gente grande...mais que eu até..heheheh,o irmão dela era um moleque muito safado...minha irmã pedia pra correr atrás dele pegar para ela da uns puxões de orelhas,mas eu nunca conseguia...ele parecia voar e ficava rindo da minha cara...muito safado mesmo mas eu adorava todos....os tratoristas do meu cunhado moravam na mesma casa e sempre me tratavam como uma irmã e uma princesa...todos cuidavam de mim...quando ia em bailes... do meu namorado...ficavam sempre de olho...pareciam mesmo meus irmãos...éramos uma família grande...o Dinho era o mais querido....nos sábados ele sempre pedia pra fazer suas unhas...queria ir ao baile mas como trabalhava com tratores...sua mão era sempre cheia de graxa...então me pagava pra fazer.Todo fim de semana fazíamos alguma coisa....piqueniques na beira de um rio....almoço na casa de alguém...festa de igreja....aos sábados íamos em bailes e as vezes ia um circo ...AUREA...era a atracão da cidade.

Quando terminei o ginásio fui estudar o que chamavam de NORMAL..era o segundo grau mais curso técnico... pra ser professora, em Salto do Lontra...a 25 quilometro dali....era estrada de borro vermelho...então quando chovia...ou não podia ir a aula ou se já estava lá,não podia voltar ai tinha que dormir na casa de uma amiga.....a Neli....também era muito bom...ficávamos conversando até tarde...seus pais tinham uma loja que vendia de tudo...roupas equipamentos agricula...alimentos...tudo...ela tinha 3 irmãos....o Dico e o Pingo eram mais amigos....adorava ficar na casa deles.....mas quando a estrada secava...voltava pra casa.Não importava onde eu ficava era sempre uma alegria.Fui muito,muito mas muito feliz nessa época....mas tinha que seguir....meu namorado,Edgar não queria que fosse embora...queria casar....mas achei muito cedo pra isso...e tinha que ir...era combinado...morar um tempo com cada irmão ou parente..... fiquei até começo do ano 1973 quando fui pra Curitiba morar com minha irmã casada...Sueli....ela sempre foi muito querida comigo também...mas meu cunhado não....já no chegada fez questão de me matricular em uma escola particular mas todo mês jogava o dinheiro na mesa e dizia...toma...seu pai põe filho no mundo só pra incomodar os outros....isso me doía muito...me sentia humilhada...sabia que não era fácil pra eles...estavam começando suas vidas...mas não pedi pra estudar em colégio particular...e já me sentia bastante humilhada viver sempre de favor de alguém...minha vida toda...mas o tempo foi passando e sempre a mesma coisa...tinha pena de minha irmã porque varias vezes via ela chorando ....sabia que era por minha causa,me decepcionei muito com ele porque quando era namorado...carregava ela no colo...sempre dando presentes...eu gostava muito dele e ficava contente por minha irmã ter finalmente achado uma pessoa que podia fazê-la feliz....mas com o tempo vi que era bem o contrário...ele foi a pior coisa que podia ter acontecido na vida dela...foi muito triste....mas isso não cabe nessa minha história.
Depois de muitas humilhações por parte dele....descobri que aqueles amigos de nova prata estava em Curitiba também...um dia fui ao Banestado onde trabalhava uma de minhas amigas ...ai fiz um teste de digitação...passei.....guardei a parcela da escola porque sabia que meu cunhado não aceitaria que eu fosse falar com meu pai .....imaginava que eu não queria mais morar com eles.....um dia quando fui chamada pra trabalhar naquele banco...liguei pra ele dizendo que queria ir ver meu pai...ele falou que não...que eu já tinha ido passear no outro fim de semana...e que nunca estava contente com nada....sempre o mesmo papo....ai eu falei que iria assim mesmo...ele não acreditou...deu uma gargalhada e disse que eu não tinha coragem....mas fui com minha amiga até Nova prata na casa de minha irmã ....expliquei pra ela o que estava acontecendo...ela me levou pra Toledo falar com meu pai....quando chegamos lá....meu cunhado já estava ...esperando pra falar com meu pai...disse um monte de besteiras pra mim...disse que eu fugi de casa com namorado...nem namorado eu tinha.....bom...resumindo ...graças a isso e todas as outras mentiras que ele contou...e apesar de minha irmã falar com meu pai....acabei ficando lá ...morando com meu pai e a madrasta....chorava todos os dias e pedia pro meu pai deixar voltar e ele não aceitava....até que um dia eu criei coragem e fui falar com ele...disse que desde que nasci viva mudando de casa em casa...que ele nunca soube o que passava.....nunca se preocupou como estava....e que eu queria cuidar da minha vida e nunca mais ser humilhada ...nunca mais atrapalhar a vida de ninguém...bom, pra minha surpresa...no lugar de me bater ...porque seria um grande motivo ...afinal eu desacatei ele....disse que eu podia ir mas que não me ajudaria em nada e que a madrasta ia junto pra ter certeza que era um colégio de freiras ....caso contrário eu voltaria....fiquei tão feliz que dei um beijo nele...claro que achou estranho...imagina beijar uma filha...isso nunca tinha acontecido...mas mesmo assim eu sempre entendi porque ele agia assim.Foi educado assim...mas naquele momento eu só queria mesmo é arrumar minhas poucas coisinhas e ir logo pra minha nova vida.Não me esqueço nunca da despedida.....foram as palavras mais carinhosas que me falou...FILHA...SE CUIDA...JUÍZO e me deu um beijo, que eu lembro foi o primeiro.E quando o onibus saiu ele abanou pra mim.Fui chorando de emoção.Aquele dia ficou gravado na minha memoria por dois motivos....meu pai me enxergou finalmente ...e eu estava saindo de casa....indo em busca do meu futuro.....eu e Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário